Hacktivismo e Deepfakes: O Cenário de Ameaças Cibernéticas que Toda Empresa Precisa Conhecer

Ataques Cibernéticos em 2023: Por que a IA Generativa Exige uma Estratégia de Segurança Mais Forte

De acordo com o relatório da Check Point Software Technologies, um ataque de ransomware foi tentado em uma em cada 34 empresas nos três primeiros trimestres de 2023, marcando um aumento de 4% em relação ao ano anterior.


Esse aumento é parcialmente atribuído à crescente sofisticação dos crimes cibernéticos alimentados por Inteligência Artificial (IA) generativa.


À medida que a IA se torna mais integrada em nossas vidas, seus recursos generativos estão sendo cooptados por criminosos cibernéticos para realizar ataques mais complexos.


A Check Point alerta que, apesar da frequente associação de ataques cibernéticos com destruição e roubo de dados, a criação de dados falsos e a falsificação de identidade também estão aumentando.


Essas táticas não visam apenas causar danos imediatos, mas visam espalhar o caos e a desinformação.

Uma das tendências mais alarmantes é o phishing, que se tornou mais convincente com técnicas de aprendizado de máquina que melhoram a elaboração de fraudes.


Os cibercriminosos também recorrem à tecnologia deepfake para adquirir dados privados criando ou manipulando vídeos e chamadas de voz, tornando seus esquemas mais plausíveis.


O relatório também destaca que a desinformação está se tornando um dos riscos significativos de segurança cibernética. Está sendo usado por cibercriminosos para manipulação, com o objetivo de influenciar resultados políticos e a opinião pública.

O termo 'hacktivismo' descreve esses atos quando são politicamente motivados. O aumento do impacto do ransomware, com pedidos de resgate às vezes superiores a cinco milhões de dólares, enfatiza a necessidade de uma estratégia de segurança cibernética vigilante e adaptável.


As organizações são incentivadas a atualizar e revisar suas medidas de segurança cibernética regularmente para acompanhar a evolução das táticas dos cibercriminosos.

Filipe Villar - Director at Shield Consulting

Information Security Management Executive | Cybersecurity

Outras notícias

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados
CNPJ: 15.809.115/0001-07